14/10 13:16

Mais 180 policiais se formam e reforçam a segurança no Maranhão

Mais 180 novos policiais militares se formaram nesta segunda-feira (7) no Maranhão para reforçar a segurança no Estado. Eles passam a integrar a maior tropa policial da história do Maranhão, de 15 mil profissionais.

Os novos policiais do Curso de Formação de Soldados 2019 vão atuar tanto na capital quanto no interior.

“A sociedade pode esperar de nossos policiais o tratamento com respeito. A gente preza muito por isso em relação à polícia comunitária: a proximidade e a amizade com a sociedade”, disse a nova policial Taiane Catrine.

A formatura foi na Praça Maria Aragão e teve a presença do governador Flávio Dino, do vice-governador Carlos Brandão, do secretário de Estado de Segurança Pública, Jefferson Portela, e do comandante geral da Polícia Militar, coronel Ismael Fonseca, além de autoridades civis e militares.

“Estamos permanentemente investindo para aprimorar a polícia. Isso inclui a formação, a capacitação e a valorização dos profissionais para que obtenhamos esse resultado. Uma polícia mais eficiente e mais próxima da população e que seja capaz de continuar a redução da violência”, afirmou o governador Flávio Dino.

Ele deu como exemplo, a queda de 72% nos homicídios em setembro de 2019 na Grande Ilha na comparação com o mesmo mês de 2014. Além disso, São Luís é a capital que mais reduziu esse tipo de crime em todo o Brasil.

Formatura de 180 novos policiais (Foto: Gilson Teixeira)

Inclusão

O secretario Jefferson Portela disse que “é mais um dia de glória na história da Polícia. Essa farda declara que os senhores são policiais, com a missão de servir a cidade, atendendo cada cidadão e cidadã que nos procura”.

De acordo com o coronel Ismael Fonseca, os formandos incluem pessoas com deficiência, que vão atuar no setor administrativo. “É uma questão de inclusão social. E vamos reforçar a segurança tanto na capital quanto no interior”, afirmou.

Curso

O curso de formação teve duração de oito meses e foi dividido em duas fases, incluindo São Luís e polos regionais no interior do Estado.

Eles aprenderam disciplinas específicas da atividade do dia a dia, como abordagens, tiro policial, direito penal militar, defesa pessoal e aulas práticas, em diversos ambientes, simulando situações reais de ocorrências policiais. Também houve teorias voltadas para formação intelectual, humanitária e jurídica.

Formatura de 180 novos policiais (Foto: Gilson Teixeira)

Contatos

contatos

Gabinete Militar do Governador do Maranhão

Telefones:

(98) 3214-1876

Localização

localização

Click to open larger map

Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n
Edifício Henrique de La Roque,
Calhau São Luís - Maranhão