Gabinete Militar do Governador apoia o Outubro Rosa.

De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer, INCA, o câncer de mama é segundo tipo que mais acomete brasileiras, representando em torno de 25% de todos os cânceres que afetam as mulheres. Para o Brasil, foram estimados 59.700 casos novos de câncer de mama em 2019, com risco de 56 casos a cada 100 mil mulheres. O INCA e o Ministério da Saúde lançaram a campanha Outubro Rosa 2019, que reforça três pilares estratégicos no controle da doença: prevenção primária, detecção precoce e mamografia, tendo como tema “Cada corpo tem uma história. O cuidado com as mamas faz parte dela”.

Não há uma causa única para o câncer de mama, mas alguns fatores estão relacionados ao desenvolvimento da doença, como: envelhecimento, fatores relacionados à vida reprodutiva da mulher , histórico familiar de câncer de mama, consumo de álcool, excesso de peso, atividade física insuficiente e exposição à radiação ionizante. Desta forma a prática de atividade física e de alimentação saudável, com manutenção do peso corporal adequado, estão associadas a menor risco de desenvolver câncer de mama: cerca de 30% dos casos podem ser evitados quando são adotados esses hábitos. A amamentação também é considerada um fator protetor. E como forma de detectar a doença em seu estágio inicial, é importante que as mulheres entre 50 e 69 anos façam a mamografia de rastreamento a cada dois anos, que permite identificar melhor as lesões mamárias em mulheres após a menopausa, assim como o autoexame.

No Maranhão, o Governo do Estado abriu a programação alusiva ao Outubro Rosa com ações educativas, consultas e exames preventivos na última terça-feira (8), simultaneamente, no Centro de Especialidades Médicas e Diagnóstico Dr. Luiz Alfredo Netto Guterres – CEM Diamante, em São Luís, no Hospital Macrorregional Dra. Ruth Noleto, em Imperatriz, e no Hospital Regional de Caxias Dr. Everaldo Aragão.

As secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Mulher (SEMU) farão o Dia D da ação, sábado (19), a partir das 16h30, com a Carreta da Mulher Maranhense, que estará no estacionamento da Estação do Rangedor, em São Luís. A estação de prevenção do câncer de mama contará com consultas médicas, ações educativas, aferição de pressão e teste de glicemia. Como parte da programação, aula de yoga, apresentação de coral e do grupo As Brasileirinhas. A ação conta com o apoio das secretarias de Estado da Cultura (Secma) e de Estado de Governo (Segov).

Apesar do mês de outubro ser reservado para várias ações da conscientização da população sobre a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama e incentivar o autocuidado, é importante ressaltar que o cuidado deve ser o ano inteiro favorecendo a prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

Gabinete Militar do Governador do Maranhão