25/05 13:32

GABINETE MILITAR COMEMORA SEU 104º ANIVERSÁRIO

Na noite do dia 17 de maio, o Gabinete Militar do Governador do Estado do Maranhão comemorou seu 104º aniversário em solenidade no Palácio Henrique de La Rocque, oportunidade em que foi concedida a Medalha do Mérito militar ‘governador Luís Domingues” a 130 personalidades, entre civis e militares que se destacaram em ações de grande relevância para a sociedade.

O evento foi presidido pelo secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, na oportunidade representando o governador Flávio Dino, que por motivo de doença não pode comparecer. Em sua fala, o secretário externou a importância da atividade do Gabinete Militar, que, de forma silenciosa e discreta, consegue superar as dificuldades e cumprir sua missão com êxito.

escolhida 01

O tenente-coronel Silvio Carlos Leite Mesquita, secretário-chefe do Gabinete Militar do Governador, em sua fala destacou as ações do governo do Estado e ressaltou a figura do governador como a de um líder, traçando a diferença entre o perfil de um líder e de um chefe dentro da política. Por último, destacou que, pela primeira vez, a concessão da medalha do Mérito Militar “Governador Gonçalves Dias” adotou critérios mais democráticos, contemplando um maior número de Unidades da Polícia.

Dentre os agraciados civis estavam secretário-chefe da Casa Civil, Marcelo Tavares, Humberto Coutinho, presidente da ALEMA, Jefferson Portela, secretário Segurança de Pública, Gustavo Pereira da Costa, reitor da UEMA, Saulo Martins, reitor da Universidade CEUMA e o deputado Neto Evangelista. Além de representantes de outras forças como o coronel Cláudio Olany, diretor do Centro de Lançamento de Alcântara e o coronel Célio Roberto, comandante geral do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão.

escolhida 02

A origem do Gabinete Militar

A origem do Gabinete Militar do Governador se reporta ao ano de 1912 (Lei nº 625, de 17 de abril), com a nomeação de um Major Secretário Militar do Governador, ficando , assim, estabelecida a primeira estrutura de assessoramento Militar do Governador. A data 17 de abril foi oficializada como data histórica de criação do Gabinete Militar do Governador do Estado do Maranhão através do Decreto nº 21.996 de 28 de março de 2006.

Entenda a missão

O Gabinete Militar pertence à estrutura da Secretaria de Estado de Governo. A ele compete assistir o Governador no desenvolvimento de suas atribuições referentes aos assuntos de natureza militar e de segurança, assim como zelar pela segurança pessoal do Governador do Estado e de seus familiares, do Vice-Governador do Estado, das respectivas residências e dos palácios governamentais, do ex-Governador e, ainda coordenar a participação do Governador em cerimônias militares.

Os membros do Gabinete Militar são Policias Militares e Bombeiros Militares cedidos pelas respectivas Instituições, tornando-se, estas, as suas principais parceiras. Também compõem esta parceria a Secretaria de Segurança Pública, o Centro Tático Aéreo, a Polícia Civil, a Polícia Rodoviária Federal, entre outros.

O Mérito Militar

Com a finalidade de agraciar personalidades civis e militares que se destacaram pela prática de ações meritórias e por relevantes serviços prestados à causa da segurança pública estadual, foi criada através do Decreto nº 21.998, de 28 de março de 2006, a Medalha do Mérito Militar ‘’Governador Luís Domingues’’ em homenagem à autoridade que criou a primeira estrutura legal de assessoramento militar do Estado do Maranhão.

A medalha é cunhada em metal dourado, e o passador nas cores vermelha, branco e preto, representa a Bandeira do Estado, fazendo alusão à grandiosidade do território maranhense. A figura do leão com escudo representa a fortaleza do Palácio dos Leões, sede administrativa e residência oficial do Poder Executivo.

Contatos

contatos

Gabinete Militar do Governador – GMG

Telefones:

(98) 3214-1876

Localização

localização

Click to open larger map

Av. Jerônimo de Albuquerque, s/n
Edifício Henrique de La Roque,
Calhau São Luís - Maranhão